Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Avaliação do curso

O curso de tecnologias na educação nos proporcionou um conhecimento imenso uma aproximação com as novas tecnologias. Para nos estudantes de pedagogia e futuras professoras devemos conhecer e saber utilizar essas novas tecnologias para uma melhor educação. O curso foi muito bom adquirimos vários conhecimentos e aprendemos vários métodos para usar em sala de aula.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Avaliação do curso

Avaliação do curso


      Fiquei positivamente satisfeita com a metodologia do curso. Para o meu aprimoramento profissional foi fundamental, obtive vários conhecimentos que não sabia. O curso é feito com vários conteúdos importantes para se utilizar em sala de aula. Recomendo o curso as minhas colegas de trabalho e farei o próximo. Obrigada.

Mariana Lunardi

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Avaliação do curso

    O curso Tecnologias da Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC, ajudou e está ajudando na com preensão, como  podemos utilizar os  recursos tecnológicos como instrumentos pedagógicos em nossas  aulas. Como fazer com que os alunos aprendam  com uma forma nova de ensinar, com isso faz com que nós pedagogas  possamos introduzir   na Era Tecnológica. Nossa tutora Daniela nos ajudou muito nesse processo de introduzir os meios tecnológicos através de sua metodologia.
 

Avaliação do curso

O curso de Tecnologias na Educação ajuda-nos a compreender melhor a tecnologia, ajudando a nos professores trabalharmos melhor com os recursos tecnológicos, me aprofundei mais sobre os recursos tecnológicos e a cada dia mais fui criando conhecimento do assunto, percebi que podemos usar a tecnologia em vários momentos em sala de aula nas praticas pedagógicas.

AVALIAÇÃO

Este curso nos trouce  mais conhecimentos nos deixando mais atualizados  sobre a tecnologia da educação , tive vários conhecimentos  com os recurso tecnológicos. Devemos esta sempre atualizados, Percebo que a utilização das novas tecnologias nos  trazem uma enorme contribuição para a prática pedagógica em qualquer nível de ensino. Gostei muito desse curso pois nos deixou mais atualizados .
esse curso foi muito proveitoso, tive muitas informação, gostei muito os conteúdos muito bom, e interessante.

avaliaçao do curso

Este curso eu aperfeiçoei meus conhecimentos sobre tecnologias da educaçao,foi muito profeitosso obtive varios conhecimentos com este curso,como elaborar pequenos projetos,saber usar as tecnologias em sala de aula,obtive conhecimentos sobre como elaborar webquest entre outros.enfim foi muito importante para mim pois como professor cada vez mais devemos buscar novos conhecimentosn para sempre podemos tranmitir coisas novas para nossos alunos e sempre estarmos atualizados

AVALIAÇÃO

                    O CURSO INCLUSÃO DIGITAL FOI DE GRANDE VALIA POIS NOS AJUDA A MELHORAR O NOSSO TRABALHO PEDAGÓGICO . SENDO UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NOS DIAS DE HOJE NA EDUCAÇÃO,TAMBÉM AMPLIA NOSSOS CONHECIMENTOS SOBRE AS TICS.

avaliação do curso

Para mim esse curso foi muito proveitoso, pois a cada curso que fizemos ficamos mais atualizados.

avaliacao

O curso foi muito útil para nosso aprendizagem do dia a dia nas escolas e como podemos trabalhar com as tecnologias dentro da sala de aula.

MIDIA NA EDUCAÇÃO


A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso.
Os recursos tecnológicos oferecem aos professores diversas possibilidades para incluir em suas aulas de forma dinâmica e rápida, pois os alunos muitas vezes possuem muito mais conhecimento em relação a alguns instrumentos tecnológicos que os professores.
Vale ressaltar que os professores precisam ter consciência do que vão utilizar, pois usar somente para passar o tempo não trás conhecimento aos alunos e a aula se torna frustrada. Portanto precisamos planeja, ter objetivos, para assim todos avançar intelectualmente. JUSSARA MENDO, TASSIA SOMENZI.

Avaliação do curso

No curso, debatemos a importância das tecnologias na escola, e como podemos usá-las.
Acredito que com este curso, podemos aprofundar nossos conhecimentos nesse tema tão popular no nosso dia a dia.
Os assuntos abordados foram de fácil entendimento, assim como as atividades realizadas.

AVALIAÇAÕ DO CURSO

O CURSO TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO EU APRENDI MUITAS COISAS QUE NÃO SABIA E FOI PROVEITOSO  A PROFESSORA ESTA SEMPRE BUSCANDO SE APERFEIÇOAR  ELA É ÓTIMA.

AVALIAÇÃO DO CURSO

 
O curso tecnologia da educação  veio a necessidade de nos mantermos informados, sobre as novas mudanças tecnológicas, que vieram para ampliar o nosso conhecimento neste mundo tão moderno, que nem sempre são fáceis e exigem comprometimento e dedicação.
São os desafios enfrentados por todos nós, pois a tecnologia o nosso cotidiano.
 

AVALIAÇÃO DO CURSO

Para mim o curso tecnologia na educação foi muito proveitoso, pois o professor deve estar sempre buscando se aperfeiçoar e novos conhecimento, aprendi muitas coisas.

Avaliação do Curso

    O curso Tecnologias na Educação nos proporcionou, novos conhecimentos, muitas coisas que eu não sabia aprendi através desse curso, apesar de nossos dias serem corridos valeu a pena fazer. Pois o conhecimento de nós ninguém nos tira.
    Com a ajuda de nossa tutora Daniela, que nos ajudou bastante a entender as propostas do curso, tudo se facilitou.
   

AVALIAÇÃO DO CURSO

AVALIAÇÃO DO CURSO

O CURSO TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO NOS MOSTROU QUE O PROFESSOR PRECISA ESTAR SEMPRE  ATUALIZADO PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS ATUAIS. HOJE OS ALUNOS NÃO VÊ MAIS A LOUSA E O LIVRO DIDÁTICO COM INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM, MAS O CONHECIMENTO REPASSADO PELA INTERNET É MAIS ACEITO, SENDO ASSIM PRECISAMOS ESTAR SEMPRE BUSCANDO NOVOS CAMINHOS.
ESSE CURSO NOS ABRIU NOVOS HORIZONTES.

Avaliação do curso

Para mim o curso tecnologia na educação foi muito proveitoso, pois o professor deve estar sempre buscando se aperfeiçoar e novos conhecimento, aprendi muitas coisas.

AVALIAÇÃO

           O CURSO INCLUSÃO DIGITAL FOI IMPORTANTE, POIS, AJUDA A APRIMORAR E AMPLIAR NOSSO CONHECIMENTO E DESENVOLVER MELHOR NOSSA ATUAÇÃO NO QUE SE REFERE A INCLUSÃO DIGITAL. PORQUE ESSA FERRAMENTA ESTARÁ  PRESENTE EM NOSSA ROTINA, PARA DESENVOLVERMOS ATIVIDADES COM NOSSOS ALUNOS E PARA A NOSSA APRENDIZAGEM. AS TECNOLOGIAS HOJE ESTÃO INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO.

AVALIAÇAO DO CURSO

AVALIAÇÃO DO CURSO



O CURSO TECNOLOGIA EM EDUCAÇÃO,MOSTROU A GRANDE IMPORTÂNCIA QUE AS NOVAS TECNOLOGIAS TEM NOS DIAS ATUAIS E QUE O PROFESSOR DEVE ESTAR SE ATUALIZANDO COM AS MESMAS PARA  CONSEGUIR REPASSAR AOS ALUNOS EM SALA DE AULA,SENDO QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO ACHANDO A INTERNET MAIS IMPORTANTES QUE LIVROS.O CURSO FOI MUITO BOM.

avaliação do curso.

                 O curso foi bem produtivo, com ideias esclarecedoras e conteúdos bem dinâmicos,aprendemos que utilizando as tecnologias de maneira planejada ,só temos a evoluir e construir conhecimentos juntamente com nossos colegas de trabalho e alunos.
                  

avaliação do curso

Para mim este curso de tecnologias na educação, foi muito aproveitável pois aprendi muito, pois o professor deve sempre andar se actualizando, porque o mundo vive em constante mudanças...

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção. ( Paulo freire )

Mídia-educação no contexto escolar

                     Atualmente, muito se fala em aproveitar os recursos tecnológicos nas escolas, como apoio para ajudar na  aprendizagem e consequentemente os alunos consigam adquirir novos conhecimentos.
                    Os recursos tecnológicos oferecem aos professores diversas possibilidades para incluir em suas aulas de forma dinâmica e rápida, pois os alunos muitas vezes possuem muito mais conhecimento em relação a alguns instrumentos tecnológicos que os professores.
                    Vale ressaltar que os professores precisam ter consciência do que vão utilizar, pois usar somente para passar o tempo não trás conhecimento aos alunos e a aula se torna frustrada. Portanto precisamos planeja, ter objetivos, para assim todos avançar intelectualmente.

Avaliação do curso

            O curso de tecnologias na educação, veio para somar em minha aprendizagem, ensinando novas ferramentas que estão disponiveis e podem ser acessadas na sala de aula.
            Além disso, também reforçou contextos por vezes esquecidos e que são importantes para o dia a dia.
            E como ja dizia Paulo Freire "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo".

Avaliação do curso!

Avaliação do curso

O curso Tecnologias na educação está proporcionando novas possibilidades de compreender as tecnologias como instrumentos pedagógicos. Apesar da nossa rotina corrida, para nós é um desafio interagir com essa ferramenta,e ao mesmo tempo está sendo fundamental no processo de aprendizagem. Nossa tutora Daniela, através de seu método, facilita a intimidade e o aprendizado com essas tecnologias.

Inscrição Curso Elaboração de Projetos

Meninas segue modelo dados para ficha de inscrição do próximo curso.
Favor preencher e trazer na próxima semana


ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL -NTE

 

FICHA DE INSCRIÇÃO 


NOME DO CURSO: __________________________________________________________

NOME DO PARTICIPANTE:

























 
















RG nº:_____________  Órgão Emissor:________  Estado: ______    Data emissão: __/__/___     
Data de Nascimento: __/__/____   Cidade onde nasceu:  _________________    Estado:_______ 

Nacionalidade: (   ) Brasileira          (   ) Estrangeira _________________________________

CPF: _______________________________________________

Nome da mãe:_______________________________   

Matrícula na Rede Estadual:  ____________________  (para professor da Rede Estadual)


ENDEREÇO RESIDENCIAL:
Rua: _____________________________________________           nº ________ Complemento:______________                        Bairro: ______________________

Telefone fixo: _____________ Celular___________________

CEP:  __________________   Cidade: ________________   Estado:______________

Email: (um carácter cada quadradinho)


























 
















SITUAÇÃO PROFISSIONAL:

Escola: ___________________________________________________________                                           Município: ________________________________________

Função: _____________________________________________
Situação funcional:          (    ) Efetivo            (    ) ACT                  (     )  Contratado

Rede Administrativa:       (    ) Estadual          (    ) Municipal         (     )   Particular


Quadro do Servidor:         (    ) Magistério      (    ) Civil

FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Ensino Médio: _______________________________________________
Curso Superior/Graduação: ______________________________________________________

                                  ______________________________________________________

                               ASSINATURA DO CURSISTA

Midia no contexto escolar

As escolas, de modo geral, estão buscando preparação para a utilização das mídias na educação, investindo em formação continuada de professores através de cursos presenciais e a distância. Equipando o ambiente escolar ao transformar salas de aula tradicionais em laboratórios de informática e outros ambientes, em sala da TV escola ou em laboratórios multidisciplinares de  química, física, biologia e matemática. Com isso, adapta a escola para propiciar acesso e qualidade no uso das mídias em sala de aula.
Vários fatores podem está contribuindo para colaborar com a preparação dos professores no manuseio e na aplicabilidade desses recursos dentro da escola: um ambiente apropriado (sala de multimídia, biblioteca, sala de leitura, laboratórios); o investimento em cursos de formação continuada para a atualização desses profissionais no acesso à informação, ao conhecimento e ao manuseio das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).
A acessibilidade às mídias e tecnologias permitirá o manuseio, a criatividade na utilização desse recurso, a percepção sobre a necessidade de conhecimento, de planejamento e de organização, propiciando oportunidades para a ressignificação desses recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem.

Mídia-Educação no contexto escolar.

A mídia esta presente no dia-a-dia das crianças e professores. Por isso é importante saber trabalhar com esses recursos, e refletir com as crianças sobre o uso de tal. 
Diversas atividades podem ser feitas com meios tecnológicos, visando agregar conhecimento e facilitar o entendimento das crianças. Muitas vezes, usar do computador e/ou vídeos, auxilia para que as crianças entendam mais fácil tal conteúdo, por exemplo. Temos que ter consciência ao utilizar a mídia na sala de aula, para não virar apenas um passa-tempo para as crianças e deixar de ser um meio  para o aprendizado, por isso temos que aprender a utiliza-los em nossas escolas.  

Link - Portal do Professor.

É interessante ensinar sobre música e também ensinar com a música, ainda mais se for Brasileira. Por isso, esse é o link que indico pra vocês!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=57055


MÍDIA E EDUCAÇÃO.


MÍDIA E EDUCAÇÃO.

No contexto atual da educação, as ferramentas tecnológicas  vem para agregar um ensino de qualidade. Não se pode mais pensar em uma aula habitual e sem criatividade, pois os estímulos tecnológicos estão constantemente no cotidiano de nossos alunos e professores.

Lembrando que tecnologia e educação não se pode separar uma da outra. Então o professor deve sempre usar em beneficio de um ensino muito mais produtivo e atrativo.

Mídias e Educação

Mídias e Educação

A mídia é um fator fundamental na vida da sociedade, sem ela a sociedade fica aquém da realidade. Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro. E essa tecnologia influencia o tempo todo à sociedade e em conseqüência, a educação, tanto informal quanto formal. A influência da mídia na sociedade e na educação é um tema muito discutido e questionado. 
Se no ambiente virtual de ensino-aprendizagem são disponibilizados estes recursos e seu uso é incentivado, o aluno precisará desenvolver outra atitude, adquirir novos hábitos, deixar de ver-se como um receptor no final de uma linha e passar a ver-se como um nó de transmissão numa teia de linhas de comunicação.

Mariana Lunardi


Projeto Literatura Monteiro Lobato

Projetinho Literatura Monteiro Lobato

Introdução:

Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor.

Justificativa:

 Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento. Lobato significa literatura de muita qualidade e história.

Objetivos:

- Conhecer o escritor Monteiro Lobato, bem como suas obras:
- Criar nos alunos o hábito da leitura, através do contato com histórias;
- Despertar um ambiente prazeroso para a leitura, onde a própria criança pede e sente vontade;
- Proporcionar a socialização através de produção de textos orais junto aos colegas;
- Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.

Desenvolvimento:

1.Apresentação do autor Monteiro Lobato:
-Biografia;
-Quebra-cabeça;
-Músicas.

2.Apresentação dos principais personagens e suas características:
-Músicas;
-Filmes;
-Cartazes;
-Dobraduras;
-Confecção de bonecos

Atividades

As professoras se caracterizarão de D. Benta e Tia Nastácia e contarão a historia do livro para as turmas. As crianças estarão vestidas de Emília (meninas) e Visconde de Sabugosa (meninos). A sala estará ornamentada para receber as crianças da escola num ambiente parecido com o Sitio do Pica-pau Amarelo. Serão recebidos com música, temas desta obra.
Avaliação:

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
 
Conclusão:

É muito importante que as crianças conheçam a literatura de Monteiro Lobato, pois é muito interessante os personagens em si e as músicas para serem trabalhadas.



 Mariana Lunardi

mídia e educaçao

Com a tecnologia a todo vapor, passamos a ter algumas alternativas interessantes para a dinâmica do ensino nas escolas. A sala de aula que antes se resumia a alunos, professores, quadro, giz, mesas e cadeiras pode agora contar com novos elementos de multimídia.

A internet é uma ferramenta que permite inúmeras possibilidades de tornar a didática mais envolvente e assimilativa. Ela contém mecanismos que contribuem para captar a atenção do aluno de uma forma mais aguda e consequentemente aumentar as chances de um aprendizado de sucesso.

domingo, 31 de agosto de 2014

Reflexão de Silvio Da Costa Perreira mídia no contexto escolar.

  Como utilizar corretamente a mídia nas escolas?


Os recursos midiáticos dentro da escola oferecem aos professores das diversas disciplinas a possibilidade de incluir em suas aulas estratégias de ensino que privilegie não só os livros didáticos e textos científicos, mas uma dinâmica que relacione conteúdos produzidos pela mídia de massa aos conteúdos propostos pelo currículo educacional.
A qualidade da escola é condição essencial de inclusão e democratização das oportunidades no Brasil, e o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade para a inserção do aluno, o desenvolvimento do país e a consolidação da cidadania é tarefa de todos (Brasil, 2006, p. 05).
A escola é um espaço que deve privilegiar o debate e a reflexão crítica da realidade incentivando alunos a pensarem sobre ações que interferem no meio social transformando a vida de todos os cidadãos. Sendo assim, nota-se que as diversas mídias existentes na sociedade contemporânea e pós-moderna, produzem materiais informativos que influencia todas as formas de relações, sejam elas individuais ou coletivas. As mídias possuem um poder transformador ao mesmo tempo alienador que altera a vida de muitas pessoas. O professor deve ser agente mediador e proporcionar uma reflexão crítica a seus alunos quando trata-se de utilizar a mídia, a qual deve sempre ser utilizada de forma produtiva e construtiva.

Este link eu gostei.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56670