Páginas

quarta-feira, 2 de abril de 2014

A sociedade da aprendizagem


A sociedade da aprendizagem eo desafio de converter desafio de converter informação em conhecimento.

Vivemos em mundo evoluído, onde cada vez mais a novas tecnologias, um mundo de informação e conhecimentos. Mas nem todo mundo consegue acompanhar, porque a bastantes pessoas e alunos com dificuldade de se comunicar, através da internet ou de outras tecnologias, moram em lugares distantes das cidades onde não a ate mesmo energia.
O mundo que vivemos é um fluxo intenso de informação, expansão e mudança.
Os desafios impostos a escola é imenso, o que desafia a desenvolvermos nos estudos e competência para interagir num mundo global, altamente competitivo, onde os alunos devem ser criativos, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas do amanhã.
Há cada  vez mais pessoas com dificuldade para aprender aquilo que a sociedade exige delas, muitas pessoas não se interessam em aprender e acompanhar a evolução que estamos vivendo .
Aprendizagem esta que deve ser gerada e concebida de outra maneira. Estamos lidando com muita informação, com diversas tecnologias, mas é visível que crianças e adultos não conseguem interpretá-las.
 A escola precisa formar alunos que saibam dar sentido a informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico, isso só se constrói com muita leitura interpretativa, conhecimento verdadeiro, um saber ordenado. Para que isso aconteça de maneira concreta,  devemos ter um ensino das novas competências para a gestão do conhecimento.





Alunas: Ana Paula Dervanoski / Elisangela Zappani

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.

A escola vive momentos de contradição do ponto de vista da aprendizagem. Por um lado, cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas em termos educacionais costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar. Muitas vezes somos questionados tanto pelos próprios professores, alunos e pais que há alunos menos preparados.
Com os novos paradigmas da educação surgidos nos últimos anos, as mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, mas necessitando de maior empenho dos profissionais bem como da manutenção do seu processo de formação.
Contudo, ao mesmo tempo em que o fracasso escolar cresce assustadoramente, também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória, impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida e inclusive levando a que muitos espaços sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal. Se realmente acreditamos que é possível outro mundo temos que acreditar nisso, investir no conhecimento e na aprendizagem.
Embora se diga que vivemos em uma sociedade de conhecimento culturalmente gerado não é fácil, como mostram as crises permanentes vividas por nossos sistemas educacionais, as voltas com demandas cada vez maiores de alfabetização, isto é não apenas o conhecimento sua gestão social deveria revalorizar a importância da aprendizagem, mas sim os desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.
Alunas: Rosa Lima Rodrigues e Sandra Mara Brunetto

UM DESAFIO OU UM CONHECIMENTO?



A realidade do mundo de hoje é diferente, quer um novo perfil de profissional que coloca na escola um novo desafio o uso de novas tecnologias que causam transformações na nossa maneira de se relaciona dentre as pessoas.
Do de giz para o pincel, do pincel até a tela digital. São muitas as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas não tem como saber qual será o aprendizado necessário para a nossa área daqui alguns anos. Precisamos sempre estar inovando, aproveitar nosso tempo, ler livros, revistas e jornais diariamente. Os alunos precisam ser preparados para usar sistemas culturais e de representação do pensamento que marcam nossa sociedade contemporânea.
Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa tão fácil assim estamos em uma época em que se rediscutem espaço, tempo, modo em que o sujeito é conteúdo de aprendizagem. Hoje em dia as crianças passam mais tempo dentro de uma escola do que em sua própria casa, professores são muito mais que só pais e educadores. Vale lembrar que nos anos setenta, nas escolas da rede pública, não se contava sequer com um telefone, e nós ate projeto de reciclagem temos.
Devemos nos conscientizar que já estamos no século XXI, tem pessoas que saem por ai reclamando de barriga cheia, mas passam com seus filhos o dia todo em creche e escolas muitos pais nem trabalham fora. Filho não precisa só de atenção dos professores mas sim dos pais em casa também professor é pra ensino e não para educar.

AS MUDANÇAS QUE A TECNOLOGIA CAUSA NA EDUCAÇÃO




   Vivemos em uma sociedade cada dia mais globalizada e as tecnologias estão tomando frente a cada dia, a comunidade escolar esta passando pela faze de transformação, onde nos professores devemos nos adequar as novas mudanças do mundo tecnológico para poder lidar com elas. A incorporação das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensinar e aprender requer um constante movimento de reflexões, questionamentos e discussões, pois seu potencial emancipador e de transformação implica repensar aspectos didáticos, dimensionar seus potenciais e suas fragilidades.
   Como em outras épocas, há uma expectativa grande de que as Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – nos trarão soluções rápidas para a melhoria da qualidade na educação. Porém, se a educação dependesse somente de tecnologias, já teríamos achado as soluções para essa melhoria há muito tempo. Acreditamos que a escola, em relação às TIC, precisa estar inserida num projeto de reflexão e ação, utilizando-as de forma significativa, tendo uma visão aberta do mundo contemporâneo, bem como realizando um trabalho de incentivo às mais diversas experiências, pois as diversidades de situações pedagógicas permitem a reelaboração e a reconstrução do processo ensino-aprendizagem.
   As escolas estão mudando seus método de aprendizado para com seus alunos, as tecnologias estão chegando e a cada momento com métodos de ensino novos para repassar aos alunos, antigamente ensinavam de um modo diferente, os alunos tinham apenas caderno e lápis para escreverem. Hoje á vários recursos para repassar o conteúdo de ensino.
   A educação está passando por uma fase nova de aprendizagem, difícil ás vezes, mas gostosa de ensinar, a cada dia aprendemos mais, e novas técnicas de aprendizagem colocamos em prática em nossas salas de aula , com um modo diferente que envolva os aluno no mundo da aprendizagem.




A importância das tecnologias na vida escolar


Estamos vivendo na era da tecnologia hoje em dia tudo envolve saber dominar um pouco de cada coisa ,todos os dias estão surgindo novos equipamentos tecnológicos, a maioria
deles para facilitar nossa vida. Se conversamos com uma pessoa mais idosa iremos ter certeza que ate o caderno virou uma tecnologia ,afinal antigamente o que a professora repassa para os alunos era escrito em um pedaço de tábua com carvão,hoje existem cadernos e ate algumas escolas dispõem notebook com internet para cada aluno da sala,e todas as escolas disponibilizam laboratórios de informática muito bem equipados.
As informações estão em qualquer lugar,basta procurar no Google abrir um site e pronto a resposta logo vem,mas precisamos buscar mais,ver se o site é seguro se o que esta nele é verídico,e acima de tudo converter as informações em conhecimento.
Nossos alunos precisam saber desde cedo que é preciso sempre estar atentos ao que está acontecendo ao nosso redor, o que está sendo criado,o que esta surgindo de novo no mercado e saber dominar as tecnologias, os profissionais da educação sempre devem estimular os alunos a cada vez buscar mais, ler mais e ter interesse ao que está surgindo de novo.
As tecnologias se soubermos usar só vem para acrescentar nosso conhecimento , é necessário que nossos alunos aprendam desde cedo buscar o que procuram ter interesse e saber transformar informação em conhecimento.
É muito bom e importante tudo que surgiu e está surgindo afinal só vem para nos ajudar em nossos dias ,em nosso trabalho,e também no nosso lazer,diversão,
Cada ano surge novos cursos para os profissionais da educação , por que a importância de fazer?? A resposta é simples, já virou uma necessidade nós aprender, e repassar o conhecimento .Não da para parar no tempo diante de tantas tecnologias surgindo,se soubermos como usar vai ser tudo de grande valor no nosso cotidiano,mas é preciso saber,transformar informação em conhecimento.



Alunas: Renata Sberse.
Debora C. A. Stemke.

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TECNOLOGIAS.


Diante do avanço das novas tecnologias, o professor tem como auxílio um novo recurso de tornar suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. É uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer.
Com isso, o professor cria certas facilidades despertando a atenção dos alunos, verificando a dificuldade de aprendizagem readaptando com jogos interativos de fácil entendimento.
No dia-a-dia encontramos vários desafios como cidadãos, que requer de nos pessoas atualizadas com as novas tecnologias, que facilitam nos estudos e transformam a nossa maneira de pensar.
Sabemos que a tecnologia esta mais aprimorada, por isso a importância de que cada vez mais os alunos adquirem acesso ao conhecimento, para que possam utilizar isso resolvendo um problema, para o trabalho, no cotidiano.
       A importância da tecnologia e expressar nossos pensamentos, se faz necessário a exigência de cada vez mais nos educadores estar atualizado, e sabermos aonde procurar as informações, aplica-las e desenvolve-las para que seja útil tanto para nos educadores quanto para os alunos.
      Muitas tecnologias foram aplicadas nas escolas, antigamente pouco se tinha, hoje, podemos ter acesso a varias coisas ao mesmo tempo.
        Portanto, o bom profissional não é o que sabe, é que esta sabendo, isto é, o que está continuamente aprendendo, renovando e reformulando seu conhecimento. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.
 Alunas: Vanesa Barbieri e Mariana Lunardi 

TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

        A realidade do mundo de hoje é diferente, quer um novo perfil de profissional que coloca na escola um novo desafio o uso de novas tecnologias que causam transformações na nossa maneira de se relaciona dentre as pessoas.
       Do de giz para o pincel, do pincel até a tela digital. São muitas as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas não tem como saber qual será o aprendizado necessário para a nossa área daqui alguns anos. Precisamos sempre estar inovando, aproveitar nosso tempo, ler livros, revistas e jornais diariamente. Os alunos precisam ser preparados para usar sistemas culturais e de representação do pensamento que marcam nossa sociedade contemporânea.
       Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa tão fácil assim estamos em uma época em que se discutirem espaço, tempo, modo em que o sujeito é conteúdo de aprendizagem. Hoje em dia as crianças passam mais tempo dentro de uma escola do que em sua própria casa, professores são muito mais que só pais e educadores. Vale lembrar que nos anos setenta, nas escolas da rede pública, não se contava sequer com um telefone, e nós ate protejo de reciclagem temos.
       Devemos nos consciencializar que já estamos no século XXI, tem pessoas que saem por ai reclamando de barriga cheia, mas passam com seus filhos o dia todo em creche e escolas muitos pais nem trabalham fora. Filho não precisa só de atenção dos professores mas sim dos pais em casa também professor é para ensinar e não para educar.

TECNLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO.

A realidade do mundo de hoje é diferente, quer um novo perfil de profissional que coloca na escola um novo desafio o uso de novas tecnologias que causam transformações na nossa maneira de se relaciona dentre as pessoas.
Do de giz para o pincel, do pincel até a tela digital. São muitas as mudanças tecnológicas, culturais e cientificas não tem como saber qual será o aprendizado necessário para a nossa área daqui alguns anos. Precisamos sempre estar inovando, aproveitar nosso tempo, ler livros, revistas e jornais diariamente. Os alunos precisam ser preparados para usar sistemas culturais e de representação do pensamento que marcam nossa sociedade contemporânea.
Ser professor nos dias de hoje não é uma tarefa tão fácil assim estamos em uma época em que se rediscutem espaço, tempo, modo em que o sujeito é conteúdo de aprendizagem. Hoje em dia as crianças passam mais tempo dentro de uma escola do que em sua própria casa, professores são muito mais que só pais e educadores. Vale lembrar que nos anos setenta, nas escolas da rede pública, não se contava sequer com um telefone, e nós ate projeto de reciclagem temos.
Devemos nos conscientizar que já estamos no século XXI, tem pessoas que saem por ai reclamando de barriga cheia, mas passam com seus filhos o dia todo em creche e escolas muitos pais nem trabalham fora. Filho não precisa só de atenção dos professores mas sim dos pais em casa também professor é pra ensino e não para educar.

segunda-feira, 31 de março de 2014

O desafio de converter informações em conhecimento.


Nossa sociedade atual se caracteriza pela rapidez e abrangência de informações, a realidade do mundo na atualidade requer um novo perfil de profissional e de cidadão que coloca para a escola novos desafios. Encontramos no cotidiano situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionar com as pessoas com os objetos e com o mundo ao redor. Se realmente acreditamos que é possível um outro mundo, e temos de acretitar nisso para desejá-lo é preciso investir no conhecimento e seguramente na aprendizagem.
Graças a essa tecnologia da informação, a escola, em nossa sociedade, já não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos e ás vezes nem mesmo a principal, em muitos âmbitos. As informativas reservadas à escola hoje são muito poucas, dado que a escola já não pode proporcionar toda a informação relevante, porque esta é muito mais volátil e flexível que a própria escola, oque se pode fazer é formar os alunos para terem acesso e darem sentido à informação, proporcionando-lhes capacidades de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Não cabe mais à educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verades acabadas; ao contrário, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.Com tudo mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores, este é o maior desafios a ser enfrentados por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.  




 

A sociedade da aprendizagem e o conhecimento desafio de converter informação em conhecimento

Crescente que conduz a um paradoxo cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de prendê-la.   Que professor, aluno ou simplesmente pai ou mãe nunca disse ou ouviu dizer Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constituir uma exigência social que os alunos sabem cada vez  menos , que estão menos preparados ? Quem nunca  se deparou com estatísticas preocupantes sobre os baixos índices  de leitura e de aprendizagem dos alunos contudo, ao mesmo tempo em que esse fracasso escolar cresce assustadoramente , também podemos afirmar que o tempo dedicado a aprender estende-se e prolonga-se cada vez mais na historia pessoal e social ,ampliando a educação obrigatória ,impondo uma aprendizagem ao longo de toda a vida , inclusive , levando a que muitos espaços de ócio sejam dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal .
Uma sociedade na qual aprender constitui não apenas uma exigência social crescente que conduz ao seguinte paradoxo; cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa  mais na tentativa de aprender ,como também uma via indispensável para o desenvolvimento pessoal , cultural e mesmo econômico dos cidadãos .Demandas crescentes de aprendizagem produzem no contexto de uma suposta sociedade do conhecimento ,  que não apenas exige que mais pessoas aprendam cada vez mais coisas , mas que as prendam de outra maneira ,no âmbito de uma nova cultura de aprendizagem ,as tecnologia da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento , que estamos apenas começando a vislumbrar, mas que seguramente, tornam necessárias novas formas de alfabetização(literária ,gráfica ,informática ,cientifica. )  Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem ,que a escola não pode –ou pelo menos não deve ignorar .
Hoje, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria pagina web  e divulgar suas ideias ou acessar as de outros .Graças  a essas tecnologia da informação , a escola em nossa sociedade , já não é a primeira fonte de conhecimento  para os alunos e, as vezes , nem  mesmo a principal , em muitos âmbitos .formar cidadãos para uma sociedade aberta e democracia  , para aquilo que  Morin (2001) chama de democracia cognitiva e, mais ainda ,forma-los para abrir e democratizar a sociedade requer dota-los de capacidades de aprendizagem . Vivemos em uma sociedade da informação que só se converte em uma verdadeira sociedade do conhecimento para alguns, aqueles que puderem ter acesso as capacidades que permitem desentranhar e ordenar essa informação (pozo,2003) .Vivemos na era da incerteza na qual mais do que aprender verdades estabelecida e indiscutíveis e necessário aprender a conviver com a diversidades de perspectivas.

Não cabe mais educação proporcionar aos alunos conhecimentos como se fossem verdades acabadas; ao contrario, ela deve ajudá-los a construir seu próprio ponto de vista ,os cidadãos precisarão dominar  dentro de 10 ou 15 anos para poder enfrentar as demandas sociais que lhe sejam colocadas .Sistema educacional não pode formar especificamente para cada uma 

A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO

       As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento, tornar necessárias novas formas de alfabetização. Elas estão criando uma nova cultura da aprendizagem que a escola não pode e não deve ignorar. Só a escola já não pode dar toda a informação.
Mudar as formas de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar dos professores. A nova cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor.

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter imformaçao em conheciment



Vivemos numa sociedade onde aprender é uma exigência social crescente que nos leva a um paradigma que na busca de novas informações fracassamos em outras. É preciso investir no conhecimento e na aprendizagem, pois as novas tecnologias da informação estão se  distribuindo de varias formas esses novos conhecimentos tornando necessário novas formas de alfabetização.
Devido a essas imforormações  a escola não é a primeira fonte de conhecimento para os alunos pois antes mesmo de chegar a escola eles tem acesso a tecnologias imformativas ,que em muitas escolas não tem.

Reflexão da sociedade e sua aprendizagem




Aprender é uma exigência social, mas nem sempre é fácil as dificuldades são tantas. Mas a forma de educação e conhecimento que estamos aplicados a nossos alunos estão corretas?

Nestes tempos modernos, tantos meios de comunicação, mas nas estatísticas educacionais nada mudou. Tem que ter mudanças, uma nova cultura de aprendizagem para cativar o interesse do aluno.Ele deve saber interpretar a informação e os conhecimentos repassados, através das tecnologias.Em meio tantas revoluções deste século, as pessoas necessitam ter um olhar critico sobre educação e sociedade.

Os professores dos tempos modernos precisam moldar seus alunos e prepara-los, para esse mundo de aprendizagem constante,despertando nestes docente a busca do verdadeiro conhecimento com competência e qualidade.

O mestre disse a um dos seus alunos:tu,queres saber em que consiste o conhecimento?Consiste em ter consciência tanto de conhecer uma coisa quanto de não conhecer.Este é  o conhecimento

Confúcio

Educar é transformar a vida em processo permanente de aprendizagem.É ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional,temos que torna-los cidadões realizados e produtivos.

Ensinar é um processo social de cada cultura com suas normas,tradições e leis, mas não deixa de ser pessoal,pois cada um desenvolve seu estilo, aprendem e ensinam. O aluno precisa querer aprender, e o professor a ensinar para isso ambos devem ter motivação e de competência adquirida e ter as dimensões da realidade.

Educação gera conhecimento.Conhecimento gera sabedoria.Só um povo sábio pode mudar seu destino.
                Alunas Marizete Rottava e Dilema Giumenez.
                               A tecnologia e a aprendizagem 


Nossa sociedade vive momentos cada vez mais ligados a tecnologias, muitas vezes dificultando o contato de pessoa – pessoa ou professor – aluno. Por um lado, vemos a praticidade da internet no auxílio para preparar aulas, adquirir conhecimento e se comunicar. Porém por outro lado, vemos a dificuldade em acompanhar o avanço acelerado da tecnologia, que está sempre em constante mudança. Podemos dizer que muitas vezes a tecnologia atrapalha o desenvolvimento intelectual do aluno, fazendo-o regredir e não progredir. O que acontece é que usam a internet de forma errada, usando apenas para lazer, e não para a educação, e quando a usam para a educação, podemos ver apenas cópias dos conteúdos. Graças a essas novas tecnologias da informação, a escola já não é mais a primeira fonte de conhecimento para os alunos. Visando que, a escola também já não pode proporcionar toda a informação relevante. O que se pode fazer é direcionar os alunos para terem acesso a informação e proporcionar a capacidade de aprendizagem que lhes permitam uma assimilação crítica da informação. Não cabe mais a educação proporcionar aos alunos conhecimentos, ao contrário, ela deve ajuda-los a construir seu próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais.

Alunas: Angélica Mendo Kuczkowski e Nilva Belotti 

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.


Cada vez mais ouvimos falar sobre os baixos índices de leitura dos alunos, o tempo que é dedicado a aprender estende-se, história pessoal e social, ampliando a educação obrigatória levando a muitos a organizar sistemas de aprendizado informal. Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender, que as mesmas aprendam de outra maneira, uma nova cultura de gerir e capturar o conhecimento.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de adquirir conhecimento, novas formas de alfabetização, literária, gráfica, informática, cientifica. Qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode criar sua própria pagina na web e divulgar suas ideias e acessar a de outras pessoas.
A escola já não proporciona toda a informação desejada, bom é formar alunos para terem acesso as informações para uma sociedade aberta e democrática. Mudar a forma de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar do professor. A nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil novas funções que so tornarão possíveis se houver mudança de mentalidade, o acesso a esse conhecimento não é fácil como mostram as crises permanentes vividas nos sistemas educacionais de informatização.
Quem não pode ter acesso as múltiplas formas culturais de representação simbólica, numéricas, artísticas, cientificas, gráficas está socialmente e economicamente empobrecido. Para converter esse sistema culturais de aprendizado para sistemas de informatização, esse é um desafio a ser enfrentado por nossos sistemas educacionais nas próximas décadas.

A NOVA CULTURA DA INFORMAÇÃO AO CONHECIMENTO

        O aluno não é mais aquele ser passivo que somente recebe informações; ele também participa ativamente do processo de aprendizagem contribuindo com a apreensão do conhecimento, e também se educa.
       A tecnologia auxilia o aluno a construir seu próprio conhecimento.
       O grande desafio para os professores é atualizar-se, encontrar novas formas para conciliar o uso do livros didáticos com os recursos disponíveis, tornando a aprendizagem mais significativa, transformando as informações em conhecimento e desenvolvendo a autonomia intelectual e o senso crítico.
Cabe lembrar que as tecnologias por si só faz diferença em sala de aula, mas sim a capacidade do professor em manuseá-la com conhecimento, criatividade e objetividade.
      A função da escola hoje é preparar os alunos para pensar, resolver problemas e responder rapidamente as mudanças contínuas. Cabe ao professor seleccionar qual é a melhor tecnologia a ser explorada num determinado conteúdo.

A Nova Cultura de Aprendizagem.

 
As tecnologias da informação vêm criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento e a escola não pode ignorar essa nova cultura do saber. A informatização do conhecimento tornou mais acessíveis todos os saberes ao conhecimento. Porém, para desvendar esse conhecimento, comunicar-se com ele sem se deixar alienar por tal fluxo enorme de informação, são necessárias maiores competências cognitivas dos leitores dessas novas fontes.
 Na perspectiva dessa nova cultura da aprendizagem, é necessário aprender a conviver com a diversidade de ideias e com a relatividade das teorias, com a exigência de múltiplas interpretações de toda informação, para formar, a partir delas, o próprio ponto de vista. Essa flexibilidade do saber vai de encontro às escolásticas que pregavam verdades estabelecidas e indiscutíveis. 
 Vivemos em uma sociedade de aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez mais se aprende mais e cada vez mais se fracassa na tentativa de aprender.”  
A escola precisa formar um aluno que saiba dar sentido a tanta informação, e que eles adquiram capacidade de uma aprendizagem a uma assimilação crítica dessa informação. A aprendizagem deve ser internalizada não mais por repetição. O aluno hoje que decora, não interessa mais ao mercado de trabalho. Hoje, o mercado de trabalho busca um ser pensante, crítico... E isso só se constrói com muita leitura interpretativa. Como ele mesmo diz um conhecimento verdadeiro, um saber ordenado.