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quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Projeto Trânsito

PROJETO TRÂNSITO

Tema: Trânsito
Introdução
O homem sempre precisou se deslocar de um lugar para o outro em busca de alimento e bens para a sua vida.
Atualmente é um dilema o trânsito nas grandes cidades, ele permite o acesso a diversos locais, porém, o congestionamento, os acidentes, e a poluição ambiental prejudicam a vida das pessoas.
Trabalhar o tema trânsito na escola, faz com que os alunos se tornem mais conscientes de seu papel como cidadãos que utilizam o trânsito diariamente, ampliando seu conhecimento sobre as melhores maneiras de se comportam quando são pedestres e quando são passageiros.

Justificativa

Existem atualmente muitos veículos na rua e as crianças saem cedo de casa para chegar até a escola, pois utilizam como meio de transporte o ônibus ou as vans escolares. O projeto Trânsito busca contribuir na conscientização e conhecimento quanto a proteção a vida, na redução de acidentes, além de a pratica de um bom relacionamento entre pedestres e motoristas, a atenção e o respeito que ambas as partes necessitam ter para a melhoria do trânsito.


Objetivos:
a)                 Geral
·                    Desenvolver os valores essenciais à vida e a convivência social, entendendo normas, leis e cuidados no trânsito.

b)     Objetivos específicos:
·         Desenvolver a consciência da criança no trânsito;
·         Identificar diferentes símbolos e normas de trânsito;
·         Desenvolver ações para melhorar a qualidade do trânsito na cidade;
·         Compreender as relações sociais existentes nos espaços comuns.
·         Identificar diferenças entre os bairros da cidade e como acontece o trânsito.

Público alvo:
Alunos da primeira série

Atividades

a)      Língua portuguesa
· Leitura do livro O trânsito no mundinho, de  Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.
· Explorar o livro, fazer uma roda de conversa sobre o trânsito;
· Leitura de textos sobre o trânsito;
· Ouvir músicas que falam sobre o trânsito;
· Assistir vídeos sobre o tema.
· Interpretação de algumas placas de trânsito e seu significado;
· Na internet jogar jogos que auxiliam a observar os cuidados necessários para o trânsito.
· Discussão sobre as regras de trânsito.
· Jogo do trânsito: confeccionar bandeirinhas com as cores verde  e vermelho. Mostrar a bandeirinha verde, os alunos andam livremente, quando mostrar a bandeirinha vermelha todos devem parar. Quem se movimentar sai do jogo.
· Brincadeiras envolvendo o trânsito: Brincadeira de mão no saco - Em um saco será colocado elementos de brinquedo que se relacionem com o trânsito como, carrinho, caminhãozinho, boneco, ônibus, moto, bicicleta, apito, etc., e alguns que não se relacione como, panelinhas, animais do zoológico, chaveiro, anel, etc. O saco será passado de mão em mão enquanto o grupo canta a música. Quando a música para a criança que está com o saco na mão deve retirar um objeto, identificar e reconhecer se há ligação com o trânsito e se tiver explicar qual é a relação.
Atravesse na faixa
Cuide os dois lados
Pare, olhe
Preste atenção
/: Um trânsito seguro
É questão de educação! :/

No trânsito há carros,
Moto e caminhão
Pare, olhe
A sinalização
/: No trânsito seguro
O importante é o cidadão! :/


b)     Matemática

·  Desenhos geométricos;
·  Resolução de cálculos simples envolvendo questões de trânsito;
·  Fazer um gráfico sobre o meio de transporte que cada aluno utiliza para ir a escola.

c)      História

·      História dos meios de transporte;
·      Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito;
·      Lista das profissões dos meios de transporte.

d)     Geografia

· O trânsito urbano, rural e das grandes cidades;
· Sinais de trânsito.

e)      Ciências

·  Primeiros socorros;
·  Poluição do ar.

Avaliação

A avaliação do projeto será constante, para observar os indicativos do aprendizado dos alunos que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo, na resolução de duvidas e na mudança de comportamento.


Conclusão

Conclui-se com este projeto que o aluno deixa de ser um aprendiz passivo, e passa a usar no cotidiano, atitudes que o tornam um cidadão consciente de seus atos.
Trabalhar sobre a educação no trânsito, garante a vivencia da pratica, desde cedo, no ato de ir e vir com responsabilidade, respeitando motoristas e pedestres.

Referências

BRASIL. Código de trânsito brasileiro (Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997). Brasília: Diário Oficial da União, 1997.



JÚNIOR, Giovanni Salera. Projeto trânsito na escola. Disponível em:  http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1539000

Projeto: Educação Para O Trânsito. Disponível em: http://www.cetsp.com.br/media/194181/07_projeto2.pdf



Alunas:
Daiane Pavan

Cleonice Zanco   

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